ÁLBUNS SOLO


Girassol, 2021

Assim como um girassol, as músicas que fazem parte deste projeto, também gravitam em torno de um sol, neste caso, a nota sol que é a tônica da afinação Rio Abaixo usada na viola de 10 cordas. As obras que compõem este CD, embora em diferentes modos e estilos, têm essa particularidade
Fazem parte deste projeto, músicas compostas em 2020 e 2021, além de duas regravações já registradas em álbuns anteriores, e também arranjos inéditos para viola das composições "Españoleta" de Gazpar Sanz e "El Condor Pasa" de Daniel Robles."

1. Melodia Insistente
2. Españoleta
3. Aires de Andalucía
4. Dunas
5. Chamamé Blues #2
6. A Dança das Cordas
7. El Condor Pasa
8.Saga dos Retirantes
9. Elementais
10. Zambita
Rio Abaixo, 2019

Rio Abaixo é um projeto instrumental para viola em forma de álbum de partituras e tablaturas + CD de áudio encartado. Totalmente dedicado à lendária afinação Rio Abaixo, repertório do é formado por 11 composições com base em ritmos característicos da música do Sul, tais como: rancheira, chamamé, milonga, xote, bugio, vaneira entre outros. Já o "Pequeno Concerto Para Minha Terra" é formado pelas primeiras composições de Valdir Verona para a viola de 10 cordas - Grotas, Águas do Santa Cruz e Tons da Terra, composições estas que remetem às paisagens do interior, na Serra Gaúcha.

Músico participante:
Valdir Verona - viola de 10 cordas 
Projeto contemplado pelo Financiarte - edital de 2017

1. Espeloteada
2. Chamamé
3. Das Bandas do Poente
4. Milonga para um Ano Novo
5. Nostálgica
6. Dois pra lá, dois pra Cá
7. Contrapasso
8. Seo Bugio
9. A Chimarrita e o Tatu
10. Canhanhã
11. Toada Gaúcha
12. Pequeno Concerto para Minha Terra: Grotas/Aguas...
Viola de 9 cordas, 2018

Lançado no início do ano de 2018, “Viola de 9 Cordas” é um CD comemorativo aos 30 anos de estrada do músico Valdir Verona. O repertório é uma coletânea com as principais composições instrumentais do violeiro, que foram adaptadas a este novo instrumento e gravadas ao vivo em estúdio nos meses de setembro e outubro de 2017.
A viola de 9 cordas é uma criação de Valdir Verona em parceria com o Dominus Luthier com base em pesquisas nas violas brasileiras e também no violão de 12 cordas.
Tanto viola nordestina (usadas pelos repentistas) quanto na viola do fandango caiçara (litoral sul de São Paulo e litoral paranaense) são encontradas violas em que são mescladas ordens de cordas simples, duplas e em algumas, também são usadas ordens triplas.
Nesta viola de 9 cordas, com 3 ordens simples e 3 duplas, o resultado é um instrumento com uma sonoridade encorpada e robusta, mesclando tradição e contemporaneidade.

Músico participante:
Valdir Verona - viola de 9 cordas

1. Catavento
2. Estações
3. Caminhos do Interior
4. Parceria Nº2
5. Enseada
6. Grotas
7. Cores de Outono
8. Milonga Pra Don Coletti
9. Milonga Em Novos Tempos
O violeiro e o Poeta, 2017

O CD "O Violeiro e o Poeta" lançado no ano de 2017, traz em seu repertório, poemas de Juarez Machado de Farias musicados e interpretados por Valdir Verona; poemas recitados pelo autor e temas instrumentais compostos e interpretados por Valdir Verona. A parceria de Juarez e Valdir vem de longa data, a partir dos Festivais de Poesia do RS, onde se conheceram. Neste CD, foi registrada, além das músicas inéditas, a primeira composição desta parceria, a música "Aviso", gravada originalmente no CD Tons da Terra , lançado em 2000.

Participantes:
Valdir Verona - violas de 10 e 9 cordas, craviola com 8 cordas, violão, guitarron e voz
Juarez Machado de Farias - recitados
Eleandro Stuermer - bombo leguero

1. Estradas e Tardes
2. Zamba del Violero Olvidadizo
3. A bomba da paz
4. Luas e Lanças
5. Catavento
6. O Andarilho e a Estrada
7. Tapera
8. Milonga Pra Don Coletti
9. Aviso
10. Parem as rodas dos Carros
11. Vinheta/Aviso
12. Um Outro Natal
13. Vinheta/Terno de Reis
Na Estrada - 2012

Lançado em 2012 "Na Estrada" é um álbum que mostra um pouco das diversas facetas do artista : O músico - violeiro, violonista, cantor, compositor e arranjador. No repertório deste CD entre temas instrumentais e canções,estão novas composições,arranjos próprios para regravações e releituras para composições registradas nos primeiros CDs de Valdir Verona.
Músicos participantes:
Valdir Verona, viola de 10 cordas, craviola, violão e voz;
Carlitos Magallanes - bandoneon;
Chão de Areia - vocais;
Daniel de Paula - viola de cocho;
Eder Bergozza - Piano;
Fernando Zorzi - bombo leguero;
Itiberê Lucena - Cajon;
Luiz Salgado - voz;
Rosa Amélia - moringa.
O CD Na Estrada teve 3 indicações ao Prêmio Açorianos de Música de 2013 nas categorias: Álbum,Instrumentista e Compositor. Indicado ao Prêmio da Música da Serra Gaúcha 2016. Uma Viola ao Sul.

1. Estações
2. Com viola na Garupa
3. Os Homens de Preto
4. Irmão Violeiro
5. Largo
6. Rimas Dispersas
7. Cuñataí
8. Balseiros do Uruguai
9. Antes do Canto dos Galos
10. Moenda da Vida
11. Semeadura
12. Chacarera Entre Amigos
Uma Viola ao Sul

Lançado em 2010 "Uma Viola ao Sul" é o primeiro CD solo de Valdir Verona tendo como foco a viola de 10 cordas. Neste projeto, o músico apresenta composições que representam suas principais influências musicais, que vão desde a toada de ternos de reis, vivenciadas em sua infância, à música regional brasileira e principalmente, a música sulina em suas mais diversas vertentes; folclórica, tradicional, nativista, contemporânea etc.

Músicos participantes:
Valdir Verona - viola de 10 cordas, violão. Guitarron e voz
Levi Ramiro - viola caipira e voz
Rafael De Boni – acordeon
Rosa Amélia – percussão
Waldemar Camargo – declamação

Projeto contemplado pelo Financiarte - edital de 2009

CD indicado ao prêmio Açorianos de Música 2011 na categoria Instrumentista.

1. Das Bandas do Poente
2. Aviso
3. O Com Passo do Bugio No. 2
4. Caminhos do Interior
5. A Copla de Assoviar Solito
6. Veredas
7. Rancheira Violada
8. Terno de Reis
9. Tá No Balaio
10. Enseada
11. Todo Poema
12. A Chimarrita e o Tatu
13. Chasque a Galope
Tons da Terra

Lançado no ano 2000 "Tons da Terra" é o segundo CD solo de Valdir Verona. O repertório é formado em sua maior parte por composições instrumentais e três canções. Entre as regravações, foram registrados arranjos para dois clássicos da música do Sul - Desgarrados e Pra Ti Guria e também uma regravação da música Perobeira-Maria de autoria do violeiro Roberto Corrêa. Entre as músicas autorais do CD, estão várias versões originais de composições regravadas em CDs posteriores do músico e que fazem parte do seu repertório atual.

Músicos participantes:
Valdir Verona - violões e viola de 10 cordas e voz;
Adriana Vieira – voz;
Gricelino da Silva – violão;
Ricardo Biga - gaita de boca.

1. Catavento
2. Desgarrados
3. Aviso
4. Perobeira Maria
5. Enseada
6. Veredas
7. Tons da Terra
8. Pra ti Guria
9. Rimas Dispersas
10. Águas do Santa Cruz - a Terra
Acordes ao vento

Acordes ao Vento é o primeiro disco de Valdir Verona e foi lançado em formatos de LP e CD.  Gravado e lançado no ano de 1995, Acordes ao Vento é um álbum que mostra a fase mais violonista do músico. Nele o músico registra suas primeiras composições, com influências da música regional sul brasileira e pelos estudos na área do violão erudito. Além das músicas autorais, o CD conta com regravações de Pealo de Sangue, obra de Raul Ellwanger; Estudo nº 6 de Fernando Sor e Prelúdio nº 1 de Heitos Villa Lobos. Neste disco foi lançada a música Grotas - primeira composição de Valdir Verona para viola de 10 cordas - instrumento este que anos mais tarde passa a ser o principal instrumento do músico.

Músicos participantes:
Valdir Verona - violão e viola de 10 cordas;
Cesar Genro Antunes -oboé;
Tonho Rocha - acordeon.

1. Lusco Fusco
2. Pealo de Sangue
3. Cunãtay
4. Acordes Ao Vento
5. Estudo Nº6
6. Prelúdio Nº1
7. Grotas
8. Transparência
9. Impressões
10. Um Sonho de Outono

COM DUO DE VIOLA E ACORDEON


Duo de Viola e Acordeon - ao Vivo no Teatro Municipal de Caxias do Sul

O DVD Duo de Viola e Acordeon - Valdir Verona e Rafael De Boni é um apanhado das principais composições dos dois CDs já lançados pelo Duo; Encontro das Águas de 2007 e Duo de Viola e Acordeon 2014. Gravado ao vivo no Teatro Municipal de Caxias do Sul/RS, o DVD conta com a participação especial do violonista Yamandu Costa em duas músicas: O choro Devaneando de autoria de Valdir Verona e Rafael De Boni e o chamamé La Muerte del Indio de Oscar dos Reis.
Projeto contemplado pela Lei Rouanet

CD Duo de Viola e Acordeon - Valdir Verona e Rafael De Boni

O Duo de Viola e Acordeon apresenta neste segundo CD lançado em 2014, composições próprias e arranjos para dois clássicos da música brasileira: Felicidade e Luar do Sertão, finalizando com um pot-pourri homenageando a dupla Irmãos Bertussi, precursores da música gaúcha serrana. O Duo de Viola e Acordeon tem como principal objetivo, resgatar o uso da viola na música do RS e juntando-a ao acordeon - instrumento símbolo da cultura musical do estado - e também tecer diálogos entre esses dois instrumentos tão ligados à cultura musical brasileira, numa linguagem dinâmica e contemporânea.
Músicos participantes:
Valdir Verona - viola de 10 cordas, violão e craviola com 8 cordas;
Rafael De Boni - acordeon.

1. Parceria Nº2
2. A Sombra da Acácia
3. Corvoveado
4. Clarinda
5. Cinco Tentos
6. Rio
7. Choro do Gabi
8. Felicidade / Luar do Sertão
9. Serranismo: O Tropeiro / Oh de Casa / Um Pedaço de Minha Vida / Casamento da Doral
Encontro das Águas - Duo de Viola e Acordeon -

O primeiro CD do Duo de Viola e Acordeon- Valdir Verona e Rafael De Boni, lançado em 2007, traz músicas autorais compostas especialmente para este formato inédito até então com esses instrumentos. As composições e arranjos remetem às paisagens do sul do país e além-fronteiras, onde encontram inspiração para as milongas, chacareras, toadas e chamamés, além de um pot-pourri de clássicos da música folclórica do RS.
O Duo de Viola e Acordeon foi formado no ano de 2006 com o objetivo de resgatar o uso da viola na música do RS e juntando-a ao acordeon para a realização das mais diversas formas de atividades musicais - recitais, shows, concertos, gravações, oficinas etc.
Músicos participantes:
Valdir Verona - viola de 10 cordas, violão e guitarron
Rafael De Boni - acordeon
Participações especiais:
Leo Ferrarini – piano
Fábio Alves - contrabaixo acústico
Fernando Zorzi - bombo leguero
Rosa Amélia no pandeiro e efeitos.

1. Parceria Nº1
2. Entre Amargos e Chamarras
3. Chacarera para Desvendar Caminhos
4. Pampeana y Arrabalera
5. Violaentango
6. Cores do Outono
7. Devaneando
8. Saga dos Retirantes
9. Um Chamamé para Dois Amores
10. Grotas

COM ÁRIA TRIO


Ad Libitum - Ária Trio -

Lançado no ano de 2009, "Ad Libitum" é um CD que registra composições de seus integrantes, além da regravação da música Calma Roceira de Ivan Vilela. As composições, em diversos estilos musicais, evidenciam as influências de cada músico, que vão da música regional a erudita.
O Ária Trio foi formado em 2001 na cidade de Caxias do Sul, através da parceria na realização de recitais, shows e gravações, simultaneamente ao trabalho voltado ao ensino musical na Teclas & Cordas Cursos de Música. As composições, em diversos estilos musicais, evidenciam as influências de cada músico, que vão da música regional a erudita.
Músicos participantes:
Esmeralda Frizzo – piano;
Ricardo Biga – harmônicas;
Valdir Verona - viola de 10 cordas e violão;
Participações especiais: Edemur Pereira e Rosa Amélia - percussões.

1. Inesquecible
2. Sem Pressa de Chegar
3. Transparência
4. A Tempestade e o Mar
5. Chamamé Blues
6. Lucinda
7. Rancheira Violada
8. Calma Roceira
9. Pedra Sabão
10. Outubro
11. Ensaio Dos Ventos
12. Tons da Terra

COM O VIOLAS AO SUL


Violas ao Sul - 2019

Lançado no ano de 2019 o CD "Violas ao Sul" apresenta, além de músicas autorais de seus integrantes, releituras de clássicos da música do Sul, tais como: Cantiga de Eira de Barbosa Lessa, Gaudêncio 7 Luas de Marco Aurélio Vasconcellos/Luiz Coronel e Canção da Meia Noite de Zé Flávio, gravada originalmente pelo grupo Almôndegas.
O grupo Violas ao Sul, formado por Angelo Primon, Mário Tressoldi, Oly Jr. e Valdir Verona surge da ideia da reunião de quatro violeiros com distintas estradas, formações e representações musicais no cenário sulista do instrumento.  Quatro caminhos que abarcam a pesquisa e a musicalidade na viola sulista de Valdir Verona (Caxias do Sul), a música litorânea de Mário Tressoldi (Tramandaí), a singularidade em 10 cordas de Oly Jr. (Porto Alegre) e a hibridez conceitual na viola mouro-ibérica de Angelo Primon (Porto Alegre).
Quatro caminhos que abarcam a pesquisa e a musicalidade na viola sulista de Valdir Verona (Caxias do Sul), a música litorânea de Mário Tressoldi (Tramandaí), a singularidade em 10 cordas de Oly Jr. (Porto Alegre) e a hibridez conceitual na viola mouro-ibérica de Angelo Primon (Porto Alegre).

1. Violas ao Sul do Brasil
2. Milonga Blues
3. Cantiga de Eira
4. Milonga de Arame
5. Contrapasso / Seo Bugio
6. Gaudêncio Sete Luas
7. Chacarera Entre Amigos
8. Chamamé Blues Nº2
9. Uma Avença
10. Canção da Meia Noite
11. Solar Nº 1
12. Sabor Litorâneo
13. 10 de Fole

COLETÂNEAS


Rio Abaixo
Viola Brasileira em Concerto

Em uma homenagem a Renato Andrade, um dos maiores tocadores de viola de todos os tempos, dez grandes referências atuais da viola de 10 cordas de várias partes do Brasil, apresentam neste CD, trabalhos que comprovam a grande versatilidade do instrumento, onde interpretam dez grandes clássicos da música erudita mundial. No repertório, peças de Bach, Vivaldi, Mozart, Villa-Lobos e Ravel, entre outros.
Participantes:

Adelmo Arcoverde;
Cacai Nunes;
Chico Lobo;
Fernando Deghi;
Fernando Sodré;
Miltinho Edilberto;
Pereira da Viola;
Roberto Corrêa;
Rogério Gulin e Valdir Verona.

Rio Abaixo
Dandô – Circuito de Música Dércio Marques

"Dandô" é uma caravana musical, idealizada pela cantora Kátya Teixeira, teve início em 2013, com shows em 07 cidades em 05 estados. Em 2014, chega a marca de 23 cidades e tem cerca de 70 pontos cadastrados para receber o circuito. O projeto tem, em seu nome, uma homenagem a Dércio Marques (falecido em 2012), que foi um dos cantadores que mais fez pela arte nos "Brasis" que estão fora do eixo de mídia de massa, unindo artistas de toda parte, de várias gerações, estilos, culturas. O CD tem 13 temas de artistas participantes do projeto Dandô e 1 tema com o menestrel e inspirador do circuito Dércio Marques.
Participantes:

Amaruri Falabella;
Ana Paula da Silva;
Erick Castanho;
Fernando Guimarães;
Giancarlo Borba;
João Arruda;
Katya Teixeira;
Marcelo Taynara;
Nádia Campos;
Paulo Matricó;
Valdir Verona;
Victor Batista;
Viola Quebrada e Walgra Maria.

Contato